Mkt ou RH? Quem gerencia a comunicação interna?

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Mkt ou RH? Quem gerencia a comunicação interna?

Pesquisa Aberje

Pesquisa da Aberje mostra que, em cerca de 70% das empresas, a comunicação corporativa ocupa os níveis mais elevados na estrutura organizacional, divididos igualmente entre Diretoria e Gerência. Os 30% restantes se dividem entre coordenação, assessoria, ou mesmo nenhuma estrutura formal. A comunicação corporativa envolve todos os processos de comunicação, como publicidade, comunicação institucional, relacionamento com a imprensa, gerenciamento de marca, comunicação interna, e outros. O que observamos, na prática, é que independentemente do seu status no organograma(diretoria, coordenação ou outro), RH e marketing se reservam ou mesmo disputam nas empresas o gerenciamento da comunicação interna. Há casos onde o RH funciona como cliente interno do marketing. Isso não significa necessariamente manter uma equipe interna para produção dos conteúdos, normalmente o trabalho pesado é feito por agência externa(dependendo claro, do porte da empresa). O que queremos discutir aqui é, quem, na sua visão, está melhor preparado para fazer a gerência da comunicação interna.

 

Por que o marketing?

Essa área lida diretamente com fornecedores especializados: agências de publicidade, gráficas, e outros players da cadeia de comunicação. O marketing tem claro os valores da marca e, teoricamente, está mais apto para defender a marca e fortalece-la tanto externa como internamente. Se a área tem uma estratégia de branding, maior a probabilidade de obter bons resultados na comunicação interna(branding interno). Em alguns casos pode ocorrer do marketing julgar que a comunicação interna é secundária e não destinar os recursos, energia e a inteligência necessária para atender as demandas da comunicação interna e do RH.

Por que o RH?

Nenhuma outra área da empresa conhece melhor o público interno do que o RH. É lá que se obtém as principias informações sobre o perfil dos colaboradores. O RH conhece as principais fragilidades da empresa junto aos empregados, formula as estratégias de desenvolvimento pessoal e de benefícios, avalia o clima organizacional, tem a responsabilidade de zelar pelas políticas da organização e é quem tem a maior demanda de comunicação, seja ela administrativa, comemorativa ou motivacional. O RH tem mais feeling sobre sentimentos que devem permear e inspirar os comunicados e campanhas internas. Em outras palavras, estão muito mais sensibilizados para sensibilizar. O portfólio do RH é mais completo, mas ainda traz uma grande fragilidade: o conhecimento de branding passa longe do dia a dia dos profissionais da área. Como a marca se constrói de dentro para fora, o RH precisa mais do que nunca, entender e se familiarizar com os conceitos de branding.