Branding & RH – Indissolúveis e Interdependentes

O Planejamento está um primor, mas a execução…
05/04/2019

Branding & RH – Indissolúveis e Interdependentes

O branding tradicionalmente é uma disciplina sob a responsabilidade do marketing, que normalmente faz a gestão da marca nas empresas. No post Mkt ou RH? Quem gerencia a comunicação interna?”, falamos sobre as características de cada área e seu potencial para exercer essa função. Naquele post concluímos que ninguém conhece melhor as principais fragilidades da empresa junto aos empregados do que o RH, afinal é a área responsável pelas avaliações do clima organizacional, coordena as estratégias de desenvolvimento pessoal e de benefícios, além dos processos de seleção. Ora, se é verdade que a marca se constrói de dentro para fora, então é óbvio que o RH tem um papel decisivo no processo de gestão de marca. Como isso acontece? O alinhamento do RH com o branding começa logo na hora da seleção, com a capacidade de reconhecer habilidades que vão além das questões puramente técnicas dos candidatos, escolhendo perfis que estejam mais alinhados com as crenças e valores da marca. Na comunicação interna, o branding é a ferramenta estratégica, onde se estabelece as grandes diretrizes, mensagens, discursos e design. A comunicação não pode ser eficaz se ela não estiver alinhada com a estratégia da marca. É através do branding que o RH pode diminuir o turnover, reter talentos, e aumentar a produtividade. Com os recursos e técnicas do branding, o RH estará muito mais preparado para cuidar do relacionamento empregador-empregado, influenciando a percepção sobre o valor da marca, fazendo o colaborador permanecer na empresa, recusar propostas de emprego e dar o seu melhor para a organização. Todo mundo sabe que o branding é multidisciplinar, por isso precisa sair da caixa do marketing e se espalhar por toda a empresa com ajuda e o apoio decisivo do RH. Por isso, é fundamental que os profissionais psicólogos, relações públicas e jornalistas que atuam na comunicação e RH, tenham os conhecimentos básicos do branding. Isso lhes dará uma outra visão sobre o papel da gestão da marca e sua influência sobre os resultados da empresa, além de abrir um leque de oportunidades de aplicações práticas nas ações e estratégias de suas áreas. Pensando nisso, estamos montando o curso “Branding para RH – O salto na gestão da marca”, que será anunciado em breve. Enquanto isso, leia sobre branding e se inspire para fortalecer a sua marca.